área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

A importância do controle de acesso nas empresas

26/7/23

O controle de acesso é uma necessidade para a segurança nas empresas, entretanto, muitas vezes essa gestão não é aproveitada como poderia. Nesse artigo vamos mostrar como o controle de acesso é importante para a segurança de uma empresa, muito além de apenas registrar acessos.

A segurança do patrimônio de uma empresa e a integridade dos funcionários e parceiros é uma preocupação em toda empresa. Evitar assaltos, vandalismo e invasões geralmente é o principal motivo para implantar um controle de acesso.

Entretanto, sistemas de controle de acesso também podem auxiliar em outras preocupações de empresas. A segurança jurídica e da informação são exemplos, você sabia que a gestão estratégica do acesso aos espaços de uma empresa pode evitar reclamatórias trabalhistas?

O que é controle de acesso?

Controle de acesso é a união das regras de circulação, com a forma de autenticação dos usuários, o software de aplicação e os equipamentos para bloqueio automatizado. Esse tipo de gestão automatizada necessita de um sistema para configurar regras e alertas, além de comunicar de formar automática com as catracas, controladores, torniquetes, cancelas, etc.

Existem alguns pré-requisitos para o sistema que vão permitir as diversas vantagens no controle de acesso:

  • Flexibilidade para configuração de múltiplas regras;
  • Integração com diversos tipos de equipamentos;
  • Múltiplas regras por tipo de perfil de acesso – para criar diferentes controles por cargos;
  • Possibilidade de integração com sistemas de gestão e controle de ponto.

Vantagens de utilizar controle de acesso em sua empresa:

Confira o que sua empresa vai ganhar com a implantação de um controle de acesso:

  • Segurança patrimonial

Um controle de acesso estratégico e bem posicionado pode ajudar a evitar invasões, roubos e vandalismo nas dependências da empresa. Isso ocorre por mecanismos que bloqueiam e alertam tentativas de acesso de pessoas não autorizadas. Dependendo da sensibilidade da empresa, diferentes tipos de equipamentos podem ser utilizados, como um torniquete por exemplo.

  • Compliance trabalhista e proteção em caso de reclamatórias

O controle de acesso pode estar totalmente ligado a seurança jurídica de uma empresa, restringindo o acesso em intrajornada, licenças e afastamentos, além da restrição da entrada em áreas perigosas e insalubres.

  • Organização de visitas

A entrada de visitantes é um ponto de atenção em empresas e um controle de acesso pode organizar isso, desde enviar alertas e diretrizes de segurança para o convidado, até a identificação de responsáveis por visitante, credenciamento e limitações de acesso.

  • Segurança da informação

Dados também são bens preciozos de empresas e devem ser tratamos como tal, além do que é protegido pela LGPD, informações de projetos e de gestão precisam ter o acesso restrito, tanto online como físico. O controle de acesso permite a restrição em salas de arquivos, projetos e pesquisas.

  • Controle de e entrega de cargas e circulação de motoristas

O processo de carga e descarga de mercadorias inclui etapas e circulação dentro da empresa, tudo isso pode ter sua gestão no controle de acesso. Além das mercadorias, a própria circulação de motoristas e auxiliares, que pode ser restrita a determinadas áreas.

Quer aproveitar as vantagens do controle de acesso em sua empresa?

Conheça o Akita Soft, uma solução completa, ágil e segura para o seu controle de acesso.

Fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft