Após a aprovação da reforma trabalhista, foi permitido que funcionários terceirizados realizassem atividades-fim, isto é, diretamente relacionadas ao foco da empresa contratante.
Antes, era permitida apenas a terceirização de atividades-meio, ou seja, atividades não relacionadas diretamente ao fluxo produtivo, como limpeza, manutenção e segurança.
Essa mudança vem para reduzir custos e aumentar a flexibilidade de horários. No entanto, uma nova dúvida surgiu: quem é o responsável pelo controle de ponto dos funcionários terceirizados?
Leia os tópicos a seguir para entender mais sobre a questão.
Funcionários terceirizados são aqueles contratados para prestar um serviço. Eles não têm vínculo empregatício com a empresa contratante.
Seu vínculo é exclusivamente com a empresa contratada para prestar o serviço.
A empresa contratada é responsável pelo recrutamento, admissão, ponto e folha de pagamento.
Funcionários terceirizados têm direito a carteira assinada, 13º salário, sindicalização, pagamento de horas extras, aposentadoria, férias e FGTS. Todos esses direitos são encargos da empresa contratada.
A empresa contratante deve garantir ao terceirizado todos os benefícios concedidos aos profissionais contratados em regime de CLT, como atendimento médico e vale-refeição. Também é responsabilidade dela garantir a higiene e segurança do ambiente de trabalho.
Como alternativa aos preços altos dos planos de saúde, existe a clínica popular, que oferece os mesmos serviços de clínicas particulares a preços bem mais baixos.
Até 2018, essa categoria somava 22% de trabalhadores formais atuantes.
O controle da jornada de trabalho de funcionários terceirizados é responsabilidade da empresa que foi contratada para a prestação de serviços.
A contratada também deve cuidar da marcação de ponto no espaço de trabalho, pois cada relógio de ponto pode ser usado somente por funcionários do mesmo CNPJ.
Mesmo assim, a empresa contratante também tem responsabilidade judicial por esses funcionários. Por isso, sempre deve-se fiscalizar o controle do ponto solicitando documentos à prestadora de serviços.
Mais do que medida prevista em lei, o controle do ponto de trabalhadores terceirizados indica o retorno do investimento em uma empresa prestadora de serviço.
Sendo essa a forma de ter certeza do cumprimento dos contratos e de analisar se a terceirização está sendo vantajosa, além de garantir a satisfação e a motivação do terceirizado.
É consenso que o ponto digital atende a todas as necessidades das empresas contratadas na hora de registrar o ponto de seus funcionários.
Veja por que nos tópicos a seguir:
Antes, o funcionário precisava ir até a sede da empresa para a qual ele trabalha para bater ponto.
Hoje em dia, com o ponto digital isso não é mais necessário. Ele pode bater ponto utilizando celular, computador ou tablet, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Assim, o funcionário de uma empresa de reforma tem a possibilidade de bater seu ponto logo após finalizar um trabalho, diretamente da casa reformada.
Essa comodidade proporciona economia de tempo aos contratados e otimiza processos produtivos e administrativos.
O ponto digital não é totalmente dependente da internet.
Caso a conexão caia, o trabalhador pode registrar suas horas normalmente. Basta a conexão voltar para que elas sejam adicionadas para o sistema.
Programas de ponto digital tem a opção de reconhecimento por foto, o que impede fraudes.
Essa possibilidade facilita a fiscalização da empresa contratada e da empresa contratante.
Se terceirizados são contratados para realizar uma investigação confirmatória longe da sede das empresas, por exemplo, o reconhecimento por foto garante que ela seja feita por toda a equipe.
A investigação confirmatória consiste na análise de áreas naturais a fim de detectar a presença de contaminação. É uma etapa do gerenciamento de áreas contaminadas e é essencial para confirmar se determinado espaço é passível de exploração.
A concretização dessa etapa é fundamental para a segurança e a credibilidade de um empreendimento.
É necessário pesquisar os antecedentes de qualquer negócio antes de prestar serviço a ele. Uma empresa de paisagismo tem que saber se o espaço em que ela irá trabalhar está dentro da lei, por exemplo.
Antes, era possível apenas terceirizar atividades-meio. Com a mudança da legislação, passou a ser permitido terceirizar também atividades-fim.
Dessa forma, atualmente empresas podem contratar seus principais profissionais como prestadores de serviço.
Esse fator proporciona redução de custos em processos como:
A terceirização também otimiza o fluxo de produção.
Quando a equipe fica livre de exercer atividades que não estão diretamente ligadas ao produto final, o foco na produtividade e lucratividade aumenta.
Por exemplo, é comum contratar uma assessoria contábil para lidar com a contabilidade de empreendimentos.
Apesar de essencial para a saúde financeira do negócio, a contabilidade não diz respeito a nenhuma das etapas produtivas diárias. Por isso, terceirizar essa responsabilidade é benéfico para você e sua equipe.
A terceirização de atividades ligadas às finanças é adequada quando sua equipe não possui um expert no assunto.
Essa prática é chamada BPO financeiro, sigla para Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de empresas, e envolve, entre outras competências:
Observe que são atividades técnicas e que demandam conhecimentos e competências específicas diferentes daqueles que sua equipe precisa ter.
Dessa forma, a terceirização do financeiro garante que ofícios secundários sejam feitos com maior competência por especialistas focados somente naquele ramo.
Antes de contratar uma empresa terceirizada, tenha dados internos que comprovem a necessidade da contratação.
Apesar de privilegiar a produtividade ser importante, não se pode delegar atividades a pessoas exteriores à empresa sem antes conversar com colaboradores e sócios, se houver.
Decidida a contratação, busque empresas de confiança e boa reputação para evitar dores de cabeça.
Trabalhe para integrar os funcionários terceirizados à lógica de produção do seu empreendimento.
A falta de um vínculo empregatício definitivo não quer dizer que eles não devam ser tratados com o mesmo apreço do que os colaboradores empregados.
No entanto, tenha cautela para que não se construa uma relação de subordinação, o que pode ser passível de processo trabalhista.
Para integrar as duas equipes e criar um clima organizacional adequado, deixe bem claro para as partes qual é a função de cada uma e mostre como elas devem trabalhar em conjunto para atingir as metas desejadas.
O gestor deve deixar suas demandas sempre claras, seja por meio da definição de metas a serem cumpridas, seja nas conversas diárias na empresa.
Assim, sua equipe tem uma noção melhor de onde você quer chegar com a ajuda deles. Definir objetivos concretos é fundamental para que as atividades diárias convirjam com força total para eles.
Em relação à empresa terceirizada, não deixe de solicitar documentos que comprovem pagamentos relacionados ao trabalho do funcionário terceirizado sempre que for preciso.
Outra obrigação do gestor é garantir todas as condições de salubridade do ambiente. Tenha todos os alvarás de funcionamento em ordem, como o AVCB bombeiros, e cuide da saúde e bem-estar do seu time.
A terceirização é um fenômeno cada vez mais comum nas empresas brasileiras e pode trazer benefícios importantes para a sua organização.
Otimização de tempo, maior foco nas etapas fundamentais do trabalho e redução de custos com contratações e rescisões são algumas das principais vantagens mostradas neste post.
No entanto, se não for feita com profissionalismo, pode render muitas dores de cabeça.
Segundo o ranking de processos mais frequentes no Superior Tribunal do Trabalho, o controle do ponto é alvo costumeiro.
Por isso, sempre exija transparência da empresa contratada, analise e armazene todos os contratos e se esforce para que o funcionário tenha a melhor experiência possível prestando serviço para você.
Isso beneficiará toda a equipe da empresa e por consequência aumentará sua produtividade ao mesmo tempo em que reduz seus custos.
A terceirização de serviços vem para simplificar processos, economizar tempo e reduzir custos. Esse fenômeno só tende a crescer nos próximos anos, muito por conta da nova reforma trabalhista.
É preciso se adaptar à nova realidade iminente sem deixar que isso afete de forma negativa o seu empreendimento.
Para tanto, faça pesquisas, converse com pessoas do seu setor, converse com sua equipe e avalie qual é a melhor maneira de promover o crescimento da sua empresa.
Se você decidir contratar uma terceirizada, use esse texto para adotar medidas que façam a experiência valer a pena. Agora, mãos à obra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.