área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

O que faz um Coordenador de RH?

11/5/23

O cargo de coordenador de RH é uma peça-chave dentro das empresas, pois impacta diretamente os funcionários e o dia a dia de trabalho. Por isso, fizemos esse artigo para esclarecer alguns pontos dessa função tão relevante.

O coordenador de RH tem relação direta com a diretoria e gestão da empresa, para alinhar ações e projetos. Confira algumas das responsabilidades deste cargo:

Recrutamento e seleção: Todo o processo de aquisição de talentos, da abertura de novas vagas até a admissão.

Onboarding: Após a contratação o coordenador também realiza a gestão da chegada desse colaborador, apresentação da empresa, dos colegas, das políticas e treinamentos.

Política de cargos e salários: A política de cargos e salários é uma responsabilidade da equipe de RH alinhada com a gestão e diretoria. Aqui são alinhadas as necessidades da empresa, padrões de mercado, etc.

Treinamentos e capacitação de funcionários: O setor de RH acompanha os treinamentos e capacitações da empresa, principalmente relacionados a política e cultura da empresa.

Acompanhamento de desempenho: Acompanhar e incentivar o desempenho dos colaboradores é uma das principais tarefas do coordenador de RH.  

Coordenador de RH e controle de ponto

O controle de ponto, por padrão, é uma tarefa mais direcionada para a área de departamento pessoal, entretanto, se relaciona com o RH. Em empresas menores é comum que o coordenador de recursos humanos atue em algumas funções de DP, entre elas o controle de ponto. Mesmo em empresas com as áreas de DP e RH bem definidas, é importante lembrar que existem dados de frequência dos funcionários que podem ser muito relevantes para avaliar questões de desempenho.

Atrasos e faltas consecutivos podem causar problemas de desempenho e afetar equipes, com esses dados em tempo real o RH pode agir de forma ativa. Além disso, excesso de horas extras também podem indicar questões como a necessidade de novas contratações ou organização do tempo de trabalho.  

Coordenador de RH e gestão de terceiros

A gestão de terceiros também é um assunto um pouco fora das atribuições de um coordenador de RH, mas ainda assim se relaciona em certo nível. Além da contratação de um serviço e a validação da licitude da empresa, a integração dos funcionários é uma parte importante da gestão de terceiros, ninguém mais qualificado para isso que o RH.  

As regras e políticas da empresa contratante deve ser repassada aos funcionários terceirizados, além da interação com o ambiente de trabalho, tudo isso pode ser um diferencial na qualidade do serviço prestado.

Tecnologia para auxiliar a função de Coordenador de RH

Cada vez mais, a gestão de empresas utiliza da tecnologia para facilitar seu trabalho, agilizar processos e tomar decisões, no RH não é diferente. Automatizar processos com softwares que, além de suprir as necessidades e dar precisão aos dados, forneçam as informações estratégicas de forma personalizada para a tomada de decisões.

A tecnologia também auxilia a integrar diferentes equipes e processos. Para o controle de ponto e gestão de terceiros, conheça as soluções do Ecossistema Insoft4, fale com nossa equipe!

Clique aqui!

Confira vagas de RH na Jooble

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft