área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

O QUE FIZEMOS E COMO ESTAMOS FAZENDO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19?

25/5/20

Desde a segunda semana do mês de março, antes do isolamento, já estávamos investindo em informações e materiais de assepsia pessoal através da instalação de dispensers com álcool em gel 70% disponíveis em todas as salas da empresa, orientação sobre as janelas abertas, forma adequada de lavar as mãos com água e sabão, etc;.

Em apenas dois dias, organizamos o plano de contingência para a continuidade dos negócios 100% em home office para todos os colaboradores, disponibilizando equipamentos, acessórios e cadeiras ergonômicas, conforme necessidade de cada pessoa.

Durante as duas primeiras semanas de home office, realizamos as seguintes atividades voltadas à gestão das pessoas:

* Boas práticas organizacionais, e incentivo na motivação para manter o bem estar;

* Atividades voltadas para a qualidade de vida no trabalho (saúde e alimentação saudável), neste caso em home office, para colaboradores e suas famílias;

* Vídeo-aulas de ginástica laboral virtual;

* Estratégias de enfrentamento como lidar em situações ansiogênicas;

* Espaço aberto para feedback's via ferramenta Teams;

* Materiais de apoio para a rotina em home office;

* Práticas de engajamento durante o distanciamento social;

* Manutenção da produtividade dos colaboradores em home office;

* Capacitação dos colaboradores através de treinamentos on-line, publicações de conteúdos, sugestões de treinamentos de outras instituições, artigos, livros, filmes, dentre outros.

Observação: Todas essas ações foram realizadas de forma personalizada e isso foi possível, devido o Diagnóstico Organizacional realizado no segundo semestre de 2019, em conversa (entrevista) individual com cada colaborador, para conhecê-lo enquanto pessoa e profissional, bem como mapear todas as percepções levantadas pelos entrevistados com o intuito de proporcionar à

organização e aos colaboradores, condições necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento de maneira que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia.

A partir do Decreto Estadual de flexibilização do isolamento para nosso segmento, organizamos equipes por área/demanda, parte trabalhando home office e parte presencial, respeitando o percentual permitido de retorno presencial à empresa.

Durante a pandemia...

- Para a equipe presencial:

Realizamos uma capacitação sobre Etiqueta Respiratória oferecida pela prefeitura do nosso município para instruirmos ainda mais os nossos colaboradores. Adotamos orientações e cuidados redobrados em relação à assepsia pessoal e coletiva (ambiente, periféricos utilizados como teclado, mouse, etc.), distanciamento de 2 metros entre as pessoas, disponibilizamos máscaras e luvas descartáveis, além de proporcionar estrutura para almoço, com o intuito de evitarmos ao máximo o contato com ambiente externo. Já para a equipe em home office, envio de informações sobre essas medidas adotadas pela empresa através da ferramenta Yammer, nossa rede social interna, bem como, orientações de assepsia como sair e voltar de casa, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde;

- Para ambas as equipes:

* Mantivemos todas as ações e práticas adotadas desde o primeiro dia de home office;

* Passamos a utilizar o Ponto Mobile, solução desenvolvida pela Insoft4 para marcações de ponto;

* Banco de Horas conforme a MP 927/2020 e Redução de Jornada conforme a MP 936/2020, para pessoas/cargos com diminuição de demanda de trabalho;

- Obtivemos o aumento da demanda interna de várias pessoas da equipe com a criação de novos produtos. Por exemplo: lançamento do Ponto Soft Mobile e disponibilizamos o mesmo para nossos clientes utilizarem durante este atual cenário. Outro breve lançamento (nova demanda) a nível de Brasil, estamos desenvolvendo uma funcionalidade no Akita Soft para eliminar as filas nas portarias e recepções no retorno da normalidade em nossos clientes.

* Aumentamos a demanda de serviço dos gestores em relação às suas equipes através de processos de check list.

Estamos a cada dia nos adaptando a uma nova rotina, de maneira tranquila, com muito aprendizado e com a certeza que um futuro brilhante nos espera!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft