área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Plano de Desenvolvimento Individual  

3/8/23

O Plano de Desenvolvimento Pessoal, mais conhecido como PDI, é uma ferramenta da gestão de pessoas para o crescimento pessoal e profissional, além da produtividade sustentável.  Nesse artigo vamos apresentar como funciona essa ferramenta e vantagens para utilizar na sua empresa.

Como o próprio nome diz, o PDI é um projeto que tem o objetivo de desenvolver o indivíduo com suas skills e capacidades. É uma ferramenta indispensável para quem buscar salta de patamar, impulsionando o crescimento e elevar o nível de competitividade no mercado.


O PDI oportuniza uma reflexão sobre carreira e direcionamento profissional como quando pensamos onde queremos estar daqui 1, 5, 10, 20 anos. Neste sentido, ele funciona como uma espécie de mapa, que orienta quais comportamentos ou conhecimentos devem ser desenvolvidos para alcançarem determinado objetivo. É um pilar fundamental para a auto performance, para atingir a alta performance na carreira.

O desenvolvimento individual poderá atender tanto as necessidades imediatas, como também para assumir novos desafios e responsabilidades com projetos futuros. Ademais, é um processo planejado de orientação, de apoio, de diálogo, acompanhamento, feedback, dentre outros aspectos, todos alinhados às diretrizes da empresa ou cenário profissional .

Enfim, o PDI é uma ferramenta que auxilia no fortalecimento do potencial do indivíduo, alavanca a carreira e proporciona resultados a curto, médio e longo prazo, via de regra, em relação ao cargo ocupado. É o PDI que nos levará do ponto A ao B. Afinal, sempre existe espaço para melhorar naquilo que a gente já é bom!

Etapas do Processo:  

1) Analisar o estado atual ao estado desejado do profissional.  

2) Mapear skills técnicas e comportamentais, fortalezas e fraquezas.  

3) Definição de estratégias  

4) Estruturar o Plano de Ação.  

5) Acompanhar para a manutenção do foco na direção do estado desejado.

O Grupo Insoft4 já aplica o PDI com seus colaboradores, com o objetivo desenvolver nossos colaboradores com suas skills e capacidades impulsionando seu crescimento individual. Os benefícios dessa ferramenta já são sentidos no dia a dia de trabalho!

Quer ficar atualizado sobre notícias e tendências da gestão de pessoas? Acompanhe o blog da Insoft4!

Faça um diagnóstico do seu controle de ponto! Saiba como maximizar a produtividade do RH, fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft