A portaria virtual tem se tornado tendência em condomínios nos grandes centros populacionais, cada vez mais vemos essa nova tecnologia. Entretanto, por se tratar de uma novidade, existe uma série de boas práticas necessárias para estabelecer e manter os níveis de segurança.
Nesse artigo, vamos explicar o que é a portaria virtual e como ter segurança utilizando essa tendência.
A portaria virtual é uma solução que integra equipamentos e sistemas de controle de acesso para trabalhar de forma remota a segurança na entrada de prédios e condomínios. O principal objetivo dessa tecnologia é manter altos níveis de proteção e eficiência sem a necessidade de manter uma pessoa presencialmente no local.
A portaria virtual possui monitoramento remoto 24 horas por dia nos 7 dias da semana, de forma ininterrupta. Os moradores e pessoal autorizado pelo condomínio possuem formas de autenticação (como reconhecimento facial e cartões) para acesso nos portões e garagem. A entrada de visitantes é realizada por câmeras de vídeo, para reconhecimento e liberação de acesso.
A portaria virtual também conta com monitoramento de câmeras de segurança, alarmes e dispositivos de pânico, tudo para garantir um controle 360 do espaço e manter a proteção de moradores.
Para manter a segurança e proteção na portaria virtual são necessárias algumas práticas, tais como:
Viabilidade: Antes de implementar um sistema de portaria virtual o condomínio deve fazer uma análise de viabilidade, que leve em consideração questões como a habitualidade com uso de tecnologia pelos moradores, fluxo de pessoas, tipo de acessos e espaço físico do condomínio, se possui muitas entradas, cercas e muros, além da possibilidade de instalação da infraestrutura de TI (cabos de rede, equipamentos, leitores, wifi, etc).
Autenticação de pessoas: A forma de autenticação de pessoas é de extrema importância para a viabilidade da portaria virtual, sendo o reconhecimento facial o meio mais seguro. Além disso, as câmeras para identificação de visitantes devem ter alta definição e estar em espaços com boa iluminação, para permitirem de fato o reconhecimento. Também deve-se considerar o acesso de veículos, seja por reconhecimento facial, leitura de placa ou tags.
Funcionamento 24/7: O sistema de portaria virtual precisa garantir o funcionamento ininterrupto, para evitar falhas e possíveis problemas, isso leva em conta também a energia elétrica e internet.
Auditoria: Sistemas de controle de acesso devem permitir auditorias, saber quem, quando e onde liberou cada acesso, efetuou cada regra e cadastrou cada usuário, tudo isso para permitir investigações se necessário.
Monitoramento de incidentes: Além das liberações e acompanhamento de acessos, a portaria virtual deve monitorar incidentes, como acessos não autorizados e movimentações suspeitas.
Essas são algumas das dicas para segurança na Portaria Virtual, acompanhe o blog da Insoft4 para mais informações sobre proteção e controle de acesso.