A hora de realizar uma entrevista de emprego é sempre um momento importante, pois o empreendedor tem a chance de conhecer mais a pessoa que pretende contratar. Algo que muitos empresários ignoram são as questões de cunho pessoal; muitas vezes, apenas prestam atenção no currículo da pessoa. Sabemos que os currículos podem esconder diversas falhas como por exemplo, o comportamento do candidato, seu comprometimento, seus hábitos e valores. Tudo isso conta muito na hora de escolher uma pessoa para desempenhar um cargo e portanto é essencial que o gestor saiba fazer as perguntas certas. São sugestões de perguntas:
Essa é uma pergunta importante, pois através do relato do candidato podemos ter uma espécie de "termômetro" do que ele espera da organização e também mostra quais as situações em que ele esteve envolvido.
Conhecer quais são os hobbies do seu futuro colaborador é fundamental. Com essa pergunta, descobrimos quais são seus costumes e em qual perfil ele se encaixa, além de verificar se seus valores estão adequados com os da empresa.
O autoconhecimento do entrevistado fica evidente através desse questionamento. Podemos verificar o quão crítico o futuro colaborador pode ser em relação a si mesmo. Há também a questão da sinceridade, podendo ser observada pelo gestor.
Com as perguntas certas, o empreendedor tem a possibilidade de escolher alguém que vá além da execução do serviço e "vista a camisa" da empresa.