Um sistema de controle de acesso é a forma de ter maior controle na circulação de pessoas. De forma automatizada, pessoas, veículos, cargas e objetos tem suas entradas e saídas registradas, além de bloqueios e alertas para usuários não autorizados.
A implementação de um sistema de controle de acesso pode ser um desafio, mas selecionamos algumas dicas para ajudar, confira!
O sistema de controle de acesso é onde gerencia todos os dados e regras sobre a entrada, saída e bloqueios de circulação. Nesse software estão os cadastros de todos os usuários, como funcionários, visitantes e terceiros, além dos tipos de acesso para cada um.
Também é papel do sistema de controle de acesso aplicar as regras nos equipamentos, ou seja, o processo fica da seguinte forma:
Como vimos, o sistema de controle de ponto em funcionalidades bem importantes, a implementação de um software exige atenção e cuidado. Separamos alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de escolher uma solução:
Projeto: Antes de começar a escolha por um software é importante ter um projeto bem definido, entender as expectativas com o sistema e o que ele deve suprir. Entre as questões que devem ser entendidas temos:
Regras: Após as definições do projeto é facial elaborar as regras de cesso, basicamente, quem pode acessar onde em quais horários, como por exemplo:
Flexibilidade: A flexibilidade é necessária para permitir a configuração das regras específicas, existem múltiplos cenários possíveis, é importante pode contemplar o máximo de controles.
Integração com equipamentos: Diferentes sistemas integram com diferentes equipamentos, é importante entender as opções de integração e garantir que tudo funcione de forma fluida.
Integração com outros sistemas: O controle de acesso pode se beneficiar da integração com outros sistemas, como o ponto eletrônico, gestão de terceiros e sistemas educacionais.
Segurança: A segurança física é a vantagem mais percebida em um sistema de acesso. Limitar os acessos, manter apenas pessoas autorizado e de confiança e ter tudo registrado pode reduzir chances de furtos e estragos físicos.
Auditorias: Saber quem, quando, onde e o que pode ser uma grande vantagem em caso de sinistros, seja sumiços de materiais, estragos e vazamento de dados.
Compliance trabalhista: Com um bom controle de acesso é possível limitar acesso em áreas perigosas e insalubres, desta forma, deixar apenas os funcionários com essa previsão em contrato de trabalho.
O Akita Soft é o melhor sistema de controle de acesso disponível no mercado, por sua flexibilidade nas regras e integrações, que permitem segurança, agilidade e confiança nos acessos de sua empresa.
Conheça!