área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Sistema de controle de acesso: como escolher o melhor?

25/3/24

Um sistema de controle de acesso é a forma de ter maior controle na circulação de pessoas. De forma automatizada, pessoas, veículos, cargas e objetos tem suas entradas e saídas registradas, além de bloqueios e alertas para usuários não autorizados.

A implementação de um sistema de controle de acesso pode ser um desafio, mas selecionamos algumas dicas para ajudar, confira!

O que é um sistema de controle de acesso?

O sistema de controle de acesso é onde gerencia todos os dados e regras sobre a entrada, saída e bloqueios de circulação. Nesse software estão os cadastros de todos os usuários, como funcionários, visitantes e terceiros, além dos tipos de acesso para cada um.

Também é papel do sistema de controle de acesso aplicar as regras nos equipamentos, ou seja, o processo fica da seguinte forma:

  1. Usuário se autentica no equipamento
  1. É enviado as informações de usuário e local para o sistema
  1. O sistema retorno se o funcionário pode acessar
  1. O equipamento libera o acesso

Como escolher um sistema de controle de acesso?

Como vimos, o sistema de controle de ponto em funcionalidades bem importantes, a implementação de um software exige atenção e cuidado. Separamos alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de escolher uma solução:

Projeto: Antes de começar a escolha por um software é importante ter um projeto bem definido, entender as expectativas com o sistema e o que ele deve suprir. Entre as questões que devem ser entendidas temos:

  • Como funciona a portaria?
  • Deve considerar acesso de veículos?
  • Tem frota da empresa?
  • Considerar carga e descarga de caminhões e balanças?
  • Quais os tipos de equipamentos de acesso serão colocados?
  • Quem são as pessoas que acessam? Funcionários, moradores, terceiros, visitantes, etc
  • Quais as formas de autenticação necessárias?
  • Existem áreas insalubres ou perigosas?
  • Níveis de segurança dos espaços

Regras: Após as definições do projeto é facial elaborar as regras de cesso, basicamente, quem pode acessar onde em quais horários, como por exemplo:

  • Apenas funcionários tem livre acesso na portaria, visitantes devem se identificar e fazer cadastro para receber crachá provisório;
  • A área com equipamentos pesados só pode ser acessada por funcionários autorizados;
  • Nenhum funcionário pode acessar a empresa sem fechas as 11 horas de interjornada.

Flexibilidade: A flexibilidade é necessária para permitir a configuração das regras específicas, existem múltiplos cenários possíveis, é importante pode contemplar o máximo de controles.

Integração com equipamentos: Diferentes sistemas integram com diferentes equipamentos, é importante entender as opções de integração e garantir que tudo funcione de forma fluida.

Integração com outros sistemas: O controle de acesso pode se beneficiar da integração com outros sistemas, como o ponto eletrônico, gestão de terceiros e sistemas educacionais.

Vantagens de um bom sistema de acesso?

Segurança: A segurança física é a vantagem mais percebida em um sistema de acesso. Limitar os acessos, manter apenas pessoas autorizado e de confiança e ter tudo registrado pode reduzir chances de furtos e estragos físicos.

Auditorias: Saber quem, quando, onde e o que pode ser uma grande vantagem em caso de sinistros, seja sumiços de materiais, estragos e vazamento de dados.

Compliance trabalhista: Com um bom controle de acesso é possível limitar acesso em áreas perigosas e insalubres, desta forma, deixar apenas os funcionários com essa previsão em contrato de trabalho.

Qual o melhor sistema de controle de acesso?

O Akita Soft é o melhor sistema de controle de acesso disponível no mercado, por sua flexibilidade nas regras e integrações, que permitem segurança, agilidade e confiança nos acessos de sua empresa.

Conheça!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft