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Software Controle de Ponto para Empresas com Mais de 200 Colaboradores

23/6/23

O controle de ponto em grandes empresas demanda cuidados específicos. Pela quantidade de funcionários, horários de trabalho e complexidade das funções, essas empresas precisam de um nível diferenciado de gestão de frequência.

Nesse artigo vamos falar mais sobre o controle de ponto em grandes empresas, suas demandas específicas e uma dica de solução!

O que é o controle de ponto?

Controle de ponto é o processo que vai desde a coleta das marcações de entrada e saída até o espelho de ponto e envio dos dados para a folha de pagamento. O que pode parecer simples na teoria, na prática pode ser bem complicado, principalmente se tratando de empresas de grande porte.

Sempre que falamos de controle de ponto, é importante lembrar que os seguintes assuntos estão relacionados e influenciam no cálculo:

  • Banco de horas
  • Horas extras
  • Trabalho noturno
  • Interjornada e intrajornada
  • Escalas
  • Tolerâncias

Além desses diversos assuntos que influenciam o controle de ponto, devemos lembrar que isso pode ser definido por políticas da empresa, acordos, convenção coletiva, legislação local e a legislação trabalhista brasileira. Tudo isso deixa o controle de ponto cada vez mais complexo, quanto maior a empresa, mais essas questões influenciam.

Por que o controle de ponto em grandes empresas é diferente?

Como vimos acima, o controle de ponto por si só é um assunto complexo, mas ele ganha outra dimensão em empresas de grande porte, alguns motivos são:

Amplitude de horários de trabalho

Para dar conta de toda demanda de trabalho, empresas de grande porte geralmente possuem diversos horários de trabalho, as vezes até funcionam por 24h os 7 dias da semana. Para se manter assim, são criados diferentes horários de trabalho, que mantém sempre pelo menos uma equipe na produção.  

Isso influencia o cálculo de ponto, que ocorre de forma diferenciada para cada horário e deve considerar todas as regras que o envolvem.

Reclamatórias e processos trabalhistas

Infelizmente, em empresas maiores é mais comum vermos reclamatórias trabalhistas, mas um processo ajustado de controle de ponto pode ajudar a evitar isso. Questões como cálculos precisos, controle exato do banco de horas e horas, maior transparência dos dados de ponto com o funcionário, além de integrar com controle de acesso e permitir bloqueios de interjornada, podem ajudar nisso.

Empréstimo e trocas de funcionários

A demanda de serviço entre os setores nem sempre é distribuída de forma igualitária, para evitar que algumas equipes acumulem horas extras e banco, enquanto outras possuem tempo “sobrando”, é necessária uma gestão de ponto estratégica, com possibilidade de trocas e empréstimos de funcionários entre equipes.

Soluções de controle de ponto para grandes empresas

As questões citadas acima são apenas alguns dos pontos de atenção para o controle de ponto em grandes empresas, para saber mais, Conheça o Ponto Soft Enterprise!

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