área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Análise de dados no RH: tomando decisões estratégicas

17/11/23

A análise de dados no RH é essencial para a tomada de decisões estratégicas. Com a tecnologia correta, o setor de RH e a empresa como um todo ganha diversos benefícios a partir da análise de dados. Conheça algumas dessas vantagens:

Quais os dados do RH que são ideais para as análises:

Antes de pensarmos nas vantagens da análise de dados, precisamos lembrar de como o RH possui informações importantes. O setor de gestão de pessoas lida com o bem mais precioso das empresas: os colaboradores.

Apenas no controle de jornada dos colaboradores já temos uma série de dados extremamente importantes, como:

  • Volume de horas trabalhadas;
  • Horas extras;
  • Absenteísmo;
  • Motivo de faltas justificadas;
  • Horas por equipe.

Esses dados podem indicar informações preciosas para a empresa manter uma boa gestão de pessoas, tanto no âmbito do bem-estar no trabalho, como da segurança jurídica e produtividade. Confira essas vantagens:

Identificar equipes sobrecarregadas: Com dados de jornada de trabalho é possível identificar as equipes que estão acumulando excesso de tarefas e remediar isso. É comum em certas áreas que ocorram sazonalidades, ou seja, em certos momentos uma equipe está com uma carga maior de trabalho que outra, monitorar isso permite avaliar trocas de funcionários e novas contratações.  

Prevenir reclamatórias trabalhistas: No Brasil, as horas extras são o maior motivo de processos trabalhistas, ter um bom controle disso em sua empresa pode evitar que ela entre para essas estatísticas. Para isso, além do monitoramento da quantidade de horas excedentes efetuadas, podem ser utilizadas automações e ferramentas de autorização. Desta forma, é possível realizar uma previsão de horas extras e evitar excessos.

Bem-estar do trabalhador: O bem-estar no local de trabalho é uma grande preocupação para a saúde empresarial e produtividade, a análise de dados permite identificar pontos de atenção e manter uma melhora constante. Para isso, identificar questões como excesso de horas excedentes, motivos de faltas, atrasos e absenteísmo em geral.

Desempenho e produtividade da equipe: O desempenho e produtividade de equipes também pode ser avaliado pela jornada de trabalho executada, comparando dados de produção com as horas aplicadas, por exemplo. Além disso, tem uma gestão precisa das trocas de funções de colaboradores, empréstimos entre equipes e gastos com excedentes.

Como montar a estratégia de análise de dados no RH

São diversas as vantagens que a empresa possui ao realizar a análise de dados no RH, para implementar uma estratégia do tipo temos algumas dicas:

Identifique um objetivo: O objetivo é o ponto de partida para a análise de dados, para isso, identifique o que a empresa pretende descobrir com essa estratégia.

Verifique os dados que podem ser mensurados: A escolha dos dados que serão mensurados para a análise é de extrema importância, assim os comparativos são feitos de forma íntegra e demonstram resultados reais.

Use a tecnologia: A tecnologia é a maior aliada para a análise de dados no RH, tenha soluções de gestão que permitam a extração de informações, integração, dados em tempo real e configurações para exportação em relatórios e planilhas.

Ponto Soft: Seu aliado para a análise de dados no RH

Conheça a solução do Grupo Insoft4 que permite a análise os dados de frequência dos colaboradores, com diversos relatórios, exportação para planilhas e muito mais!

Conheça!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft