área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Como evitar acidentes de trabalho na sua empresa

10/10/23

Acidentes de trabalho são um grande problema para as empresas, pois mexem com aquilo que é vital, a saúde e o bem-estar do colaborador. Para além disso, os acidentes de trabalho abalam toda a estrutura da empresa, sua confiança, a imagem com público externo, a produção e geram desgastes com reclamatórias e processos trabalhistas,  

Por isso é tão importante evitar acidentes de trabalho, confira algumas formas de fazer isso!

O que são os acidentes de trabalho?

Os acidentes de trabalho estão definidos na Lei nº 8.213/91, que diz o seguinte:

Art. 19.  Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.                 (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)

A própria lei também coloca na empresa a responsabilidade por adotar as medidas de segurança do trabalho.

Desta forma, a primeira dica para evitar os acidentes de trabalho é conhecer e seguir o estipulado pela legislação, que já é bem ampla nesse sentido, algumas questões são:

  • Seguir as Normas Regulamentadoras (NRs) gerais e também as conforme tipo de serviço, quando se encaixar;
  • Fornecer e incentivar o uso de EPIs e EPCs;
  • Estabelecer o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • Manter o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • Realizar o monitoramento do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) de cada colaborador.

Leia também:

EPI X EPC

Uso da tecnologia para evitar acidentes de trabalho

Tudo que você precisa saber sobre Segurança do Trabalho

O que são Normas Regulamentadoras?

Mas para além do estabelecido na lei, a empresa pode tomar outras ações para proteger a saúde e segurança do colaborador e a tecnologia pode ser uma grande aliada. Confira algumas soluções:

Gestão de treinamentos para terceiros: Quando falamos de segurança do trabalho, a mesma deve se estender também para os funcionários terceiros, por isso a importância de treinamentos. Esses momentos são ideais para compartilhar as normas e boas práticas da empresa. É importante garantir que nenhum funcionário terceiro realize seus serviços sem essas diretrizes, aí que a tecnologia pode ajudar.

O GT Soft, além de realizar a gestão da documentação do terceiro (Como ASO e NR) também agenda os treinamentos e permite restringir o acesso de colaboradores sem essa certificação.

Controle de acesso nas áreas perigosas: O controle de acesso geralmente está ligado a segurança patrimonial, mas um projeto ideal pode também prever a segurança do trabalho. Muitas vezes os acidentes de trabalho estão ligados ao uso de maquinário e equipamentos perigosos, que necessitam de documentações treinamentos específicos para utilizar, é possível restringir o acesso e acionamento por pessoal que não são autorizadas.

Isso tudo por meio do Akita Soft, uma solução completa para controle de acesso.

Quer saber mais sobre essa solução? Fale com nossa equipe!  

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft