área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Benefícios de combinar tecnologias no controle de acesso e segurança

6/11/23

As tecnologias no controle de acesso servem para trazer maior segurança e gestão dos espaços em empresas, hospitais, escolas e condomínios. Existem diversas opções no mercado, possibilitando combinações que aumentam a eficiência do controle, nesse artigo vamos apresentar maiores vantagens dessas tecnologias.

Como funciona um sistema de controle de acesso?

O sistema de controle de acesso é uma tecnologia que efetiva o bloqueio e liberação de usuários em determinados espaços. Para esse controle efetivo são necessárias algumas etapas:

  • Autenticação: A autenticação do usuário é quando ele se identifica antes de efetuar um acesso, justamente para aguardar a liberação ou não.
  • Sistema de gestão: O sistema de gestão pega a informação do usuário e verifica se o acesso deve ser liberado ou não, entretanto, sua funcionalidade pode ser muito mais complexa do que isso. O sistema mantém os cadastros, identifica o tipo de pessoa (visitante, funcionário, terceiros, etc), seus acessos possíveis, vigências, integrações e demais regras estipuladas (como lotação máxima, horários de liberação e portaria);  

Conheça o Akita Soft, o software de controle de acesso que permite a gestão de todas suas regras de acesso.

  • Ação na prática: O sistema de gestão pega a identificação do usuário e define se o acesso será liberado ou não, isso é aplicado na prática pelos equipamentos de bloqueio ou até a própria portaria.

Na prática, todos esses passos ocorrem em poucos segundos, mas para isso dependem da tecnologia no controle de acesso.

Quais as tecnologias disponíveis para controle de acesso?

Conheça as principais tecnologias para controle de acesso:

Para autenticação:

  • Identificação facial: Por meio de terminais com câmeras realiza a leitura da face do usuário, o modelo mais tecnológico e imune a fraudes atualmente;
  • Biometria digital: Realiza a leitura da digital do usuário;
  • Crachás de aproximação: Cada usuário possui um cartão que aciona os dispositivos de controle de acesso por aproximação, com uma frequência específica;
  • Códigos de barras: Cada usuário possui um cartão com um código de barras impresso, modelo que já não é tão utilizado e efetivo atualmente.

Para bloqueio e controle fixo:

  • Catracas: Equipamento para controle de acesso de pessoas, possui modelos diferentes para espaços com maior ou menor fluxo, além de pessoas com deficiência;
  • Cancelas: Ideal para controle de veículos, de diferentes portes e tamanhos;
  • Controladores de porta: Para utilizar integrados em portas, aproveitando a estrutura do local;
  • Passagens automatizadas: Equipamentos para acesso de pessoas, com maior apelo ao design, já utilizados em aeroportos, por exemplo.

Os benefícios de misturar tecnologias:

Como vimos, existem diversas tecnologias para controle de acesso, em sistemas efetivos é comum misturar diferentes tipos. Conheça algumas vantagens dessa combinação:

  • Ter uma forma de controle ideal para cada local: Diferentes métodos de controle de acesso são utilizados para diferentes locais, por exemplo, catracas para ambientes mais amplos e controles de porta para espaços que já estão fechados. Além disso, certos tipos de autenticação são mais ideais para diferentes locais, a identificação facial pode não ser efetiva em setores que os funcionários usam máscaras, o que não significa que não serve para o cenário total.
  • Manter planos secundários: Mesmo identificando uma forma de autenticação de usuários ideal, pode haver necessidades específicas, para isso serve um plano secundário. Um exemplo é utilizar terminais de identificação facial que também façam leitura de cartões de aproximação.
  • Controle de acesso eficiente: Um controle de acesso só é eficiente quando as necessidades mapeadas são cumpridas de forma geral, por exemplo, não adianta restringir o acesso em uma entrada principal por catracas, mas manter uma porta secundária sem nenhum controle.
  • Prevenção e redução de possíveis falhas: Manter planos secundários e controles globais evitam falhas no acesso e liberações indevidas, sem meio de autenticação.

Conheça o Akita Soft!

A equipe do Grupo Insoft4 é especialista no controle de acesso, fale com a gente para montar um projeto!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft