área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Controle de acesso de veículos

4/5/23

Manter um controle de acesso é um requisito para segurança em empresas, condomínios, instituições de ensino, saúde, etc. Aqui na Insoft4 somos especialistas em soluções para mais segurança, por isso, queremos falar sobre uma parte importante do controle de acesso, os estacionamentos e entradas de veículos.

O que é?

O controle de acesso para estacionamentos e entradas de veículos realiza a identificação, liberação ou bloqueio e gerenciamento da circulação. Isso, é possível pela integração de equipamentos e sistema, lembrando que há equipamentos específicos para esse uso.

Esse tipo de gestão se estende a veículos de funcionários, moradores ou visitantes, mas também para cargas e frota da empresa.

Por que é importante?

Manter o controle da entrada e circulação de veículos garante mais segurança nas dependências da empresa, escola, condomínio, etc. Mas além disso, existe também a questão da organização de estacionamentos, evita o extravio de cargas, permite a gestão de agenda de frotas empresariais e muito mais.

As entradas de veículos não devem ser ignoradas nos ambientes com acesso controlado, só assim é possível manter a gestão completa, com segurança, confiabilidade e dados precisos.

Equipamentos para controle de acesso de veículos

Existem equipamentos específicos para controle de acesso de veículos, nesse caso, as cancelas são as mais conhecidas e usuais. Existem diversos tamanhos, para atender as mais variadas situações.

Mas além do equipamento de bloqueio, outra parte importante nesses casos é a forma de identificação, que pode ser referente ao veículo ou ao motorista. Para o veículo, temos as tags veiculares, que são identificadas a distância e sem a necessidade de apresentar crachás ou precisar abrir a janela, entretanto, ficam ligadas apenas ao veículo, ou seja, caso o usuário autorizado esteja com outro carro ele terá acesso bloqueado.

Considerando as identificações ligadas aos motoristas, temos cartões de proximidade (que podem ser os próprios crachás dos funcionários) e QR-Codes. Entretanto, com a tecnologia atual também já é possível utilizar a identificação facial nesses casos.

A identificação facial já é o meio mais seguro para identificação de usuários no controle de acesso. com equipamentos de alta performance, é possível identificar o usuário sem ele sair do carr, apenas abrindo a janela.

Na escolha dos equipamentos para esse uso, seja o equipamento de acesso ou a forma de identificação, é necessário levar em conta que eles serão afetados pelo ambiente, como sol e chuva.

Leia também:

Controle de Acesso Biométrico: Como funciona?

Vantagens do controle de acesso com identificação facial

O que considerar na hora de comprar controladores de acesso?

Controle de acesso e estacionamento

O uso do controle de acesso de veículos em estacionamentos permite a segurança e correta utilização do espaço. Principalmente para espaços com vagas limitadas, é possível informar quem possui acesso no espaço e bloquear quem não possui. Além disso, é possível manter as informações de entrada e saída, um espaço mais seguro e controlado.

Leia também:  

Controle de acesso para estacionamento de empresa

Controle de acesso e frota da empresa

Empresas que possuem frota própria sabem o quão importante é manter a segurança e organização no uso dos veículos, o que é uma questão extra quando é um cenário de alguns veículos divididos por diversos funcionários. Um controle de acesso permite a gestão do agendamento e uso da frota.

Pelo controle de acesso é possível agendar veículos, verificar histórico de utilização e definir os funcionários autorizados para utilizar.

Leia também:  

Controle de Acesso e Gestão de Agenda para veículos de empresa

Controle de acesso e cargas

O acesso de veículos de cargas em empresas também é um processo delicado, pois depende de diversas etapas, um controle de acesso pode auxiliar a organizar isso. Pela integração de sistema e equipamentos é possível controlar a entrada e circulação dos veículos de carga e motoristas, com todo o processo das liberações e pesagens.

Leia também:

Como fazer a gestão de cargas na empresa

Quer saber mais? Fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft