área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

O que é um sistema SaaS?

7/3/23

SaaS é uma sigla para Software as a Service (Software como serviço), que representa os sistemas que são disponibilizados como um serviço por meio de internet. Esse modelo mudou e facilitou a forma com que empresas realizam sua gestão, extinguindo a necessidade de infraestrutura e manutenção de servidores internos.

No modelo de sistema SaaS, o software contratado é disponibilizado na internet e o acesso é apenas por login e senha. Essa disponibilização ocorre por empresas provedoras, como por exemplo, a Oracle Cloud, que se responsabilizam por questões de segurança, conectividade e estrutura.

Benefícios de sistemas SaaS:

Utilizar um software SaaS em sua empresa garante diversas vantagens, tais como:

Redução gastos com infraestrutura e manutenção:

No modelo de infraestrutura local, a cada novo software que ocupa espaço em disco é necessário todo um upgrade e cuidado para não exceder a capacidade do servidor interno. Além disso, as manutenções do dia a dia também exigem a contratação de especialistas para manter todos os sistemas da empresa disponíveis e o servidor em perfeito funcionamento.

Tudo isso exige das empresas tempo, equipe e orçamento para manutenção da disponibilidade dos servidores.

Escalabilidade:

Muito relacionado com o item anterior, a escalabilidade de um sistema é facilitada no modelo SaaS. Seja a inclusão de novas funcionalidades ou o aumento dos dados armazenados, no modelo de software como serviço é muito mais fácil realizar a escalabilidade de um sistema.

Claro que isso vai variar do modo de comercialização e precificação do sistema contratado, mas em geral, depende apenas de um aviso para a empresa fornecedora que já é possível adequar o sistema para as novas necessidades. Em modelos de disponibilização local, qualquer mudança exige cálculo de disponibilidade e muitas vezes upgrade de hardware.

Acesso facilitado:

Na disponibilidade cloud, para realizar o acesso ao software é necessária apenas uma conexão com a internet e login, o que facilita para o usuário. O trabalho híbrido é cada vez mais presente nas empresas e acessar os softwares de trabalho sem precisar de meios alternativos como acesso remoto e VPNs deixa tudo mais simples.

Além disso, no modelo cloud é fácil de manter um controle de acesso por nível de permissão e segurança no login, com o uso de verificação em duas etapas, por exemplo.

Segurança:

A segurança dos sistemas e dos dados é uma das maiores preocupações das empresas quando pensando na disponibilidade. Por muito tempo houve um receio disso em relação ao SaaS, entretanto, isso não é mais necessário.  

No cenário atual, a maioria dos softwares SaaS são disponibilizados em provedores de confiança, que levam a segurança como prioridade e possuem equipes especializadas nisso. Esse cenário permite que as informações de sua empresa estejam mais seguras em SaaS do que em servidores locais, no qual a equipe interna (que na maioria das vezes também possui outras funções) é a responsável pela segurança da informação.

Disponibilidade  

Manter a disponibilidade dos sistemas também é uma grande preocupação nas empresas, já que de nada adianta ter um software, mas não conseguir acessar. Em modelos SaaS, os provedores garantem taxas de disponibilidade cada vez mais altas, o que garantem o acesso.

Além disso, em infraestruturas locais que centralizam os sistemas da empresa, qualquer instabilidade compromete o trabalho de todas as equipes.  

Vantagens da gestão de pessoas com o SaaS:

Como vimos, o uso de softwares SaaS possuí benefícios em geral, entretanto, há ainda mais vantagens na gestão de pessoas.

Equipes remotas:

A gestão de equipes híbridas, remotas ou que realizam viagens é um grande desafio, entretanto, pode ser facilitado com o uso de softwares SaaS. Nesse modelo, não importa qual o local de trabalho, pelo simples acesso à internet é possível que o funcionário tenha total acesso a todos os softwares necessários para efetuar seu serviço.

Monitoramento remoto:

Outro desafio em relação equipes remotas é manter o controle desses funcionários, ou mesmo estar remoto e efetuar a gestão remota dos funcionários presenciais. Com um sistema SaaS tudo isso é facilitado.

Acompanha o crescimento da empresa

Em geral, o crescimento de uma empresa é acompanhado do aumento de dados de funcionários e necessidades de soluções para gestão. No modelo SaaS é muito mais simples realizar esse tipo de upgrade.

Em quais processos um sistema SaaS pode ser utilizado?

Agora que já sabemos as vantagens dos sistemas SaaS em geral e aplicadas a gestão de pessoas, confira exemplos de softwares que podem utilizar esse modelo de disponibilidade:

Controle de frequência:

A gestão de frequência dos colaboradores é um processo que exige segurança, disponibilidade e fácil acesso, tanto para a equipe de RH como para os funcionários, um sistema Cloud permite isso.

Controle de acesso:

O controle de acesso é uma parte essencial da segurança de uma empresa, não só nos bloqueios automatizados, mas em alertas e no acompanhamento de tudo isso. Essa parte de gestão dos acessos pode ser realizada de forma remota, de forma simplificada por um software SaaS.

Saiba mais: Vantagens de um software cloud para controle de acesso

Gestão de terceiros:

A gestão de terceiros é um desafio nas empresas, pois envolve a necessidade de documentos e informações de funcionários que não estão na sede da empresa. Justamente por isso que um sistema SaaS é ideal nesse processo, pois permite a descentralização e a facilidade do controle.

Saiba mais: Vantagens de um software cloud para gestão de terceiros

Todo o Ecossistema Insoft4 possui disponibilidade SaaS, converse com nossa equipe e saiba mais!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft